Dilma mentiu sobre o FIES. De novo!

Dilma mentiu sobre o FIES. De novo!

TERÇA-FEIRA, 17 DE MARÇO DE 2015

No vídeo acima, Dilma comemora junto com Mercadante a marca de 1 milhão de contratos firmados pelo FIES.






declaração da presidente Dilma Rousseff sobre as mudanças no Fies (Fundo de Financiamento Estudantil) foi contestada pelo diretor executivo da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior), Sólon Caldas. O executivo critica a ideia de que o governo "passou" a responsabilidade pelas matrículas do Fies ao setor privado, como declarou a presidente. "Quem analisa os pedidos de financiamento e libera os recursos é o governo", disse o executivo. Mais cedo, Dilma afirmou que "o governo cometeu um erro e passou para o setor privado o controle dos cursos (do Fies)". "É um erro que cometemos. Detectamos, voltamos atrás e estamos ajustando o programa", completou.





Em abril de 2014, o então ministro da Educação, Henrique Paim, foi a uma audiência pública na Comissão de Educação do Senado, onde colocou o Novo Fies como a redenção do ensino superior e a grande alavanca para o crescimento das matrículas no país. Vejam, abaixo, lâmina apresentada por ele:











Obviamente, o descontrole ocorreu no governo, em mais uma iniciativa eleitoreira em busca da reeleição. A culpa é de Dilma. Vejam que o número de financiamentos saltou de 230 mil para 1,5 milhão durante o seu primeiro mandato. Quem libera o dinheiro é o FNDE, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação.A instituição de ensino apenas faz a triagem, encaminha a documentação e monitora o processo.





O FIES é mais uma promessa que Dilma fez para se eleger e agora está descumprindo. E o pior. Jogando a culpa em cima das instituições privadas de ensino superior, as grandes responsáveis pelo aumento de matrículas nos últimos anos no país.

Comentários