BRASIL ESTÁ ENTRE AS 15 ECONOMIAS MAIS MISERÁVEIS DO MUNDO, SEGUNDO A BLOOMBERG
RANKING É LIDERADO PELA VENEZUELA, SEGUIDA POR ARGENTINA E ÁFRICA DO SUL(FOTO: THINKSTOCK)
A inflação é uma doença que pode levar a sociedade à ruína, disse uma vez o economista Milton Friedman, ganhador do prêmio Nobel. Some o aumento do desemprego ao diagnóstico e se tem uma situação de miséria.
Os efeitos da combinação de inflação e alta do desemprego serão mais sentidos em 2015 na Venezula, Argentina, África do Sul, Ucrânia e Grécia - as cinco piores economias para se trabalhar e viver, de acordo com pesquisa da Bloomberg que analisou 51 países. Para chegar ao ranking, a publicação calculou o índice da miséria. Ele é uma simples equação: taxa de desemprego + variação do índice de preços ao consumidor = miséria. O Brasil ocupa a 13ª posição do levantamento. (Veja tabela abaixo)
A Ucrânia, envolvida numa guerra, enfrentará também problemas econômicos. A tensão com os rebeldes pró-Rússia irá prolongar a falta de emprego, e a inflação não oferecerá muito aIívio. O desemprego provavelmente crescerá 9,5% no país esse ano.
As expectativas da Ucrânia ainda não são tão ruins quanto as enfrentadas no ano passado, quando o país ficou em segundo lugar no ranking da miséria. As projeções de 2015, por piores que sejam, apontam a Ucrânia como menos debilitada que a Venezuela, África do Sul e Argentina.
Na Venezuela, a inflação estimada para este ano está em 78,5%. A terrível escassez de produtos básicos no país, na semana passada, levou a vizinha Trinidade e Tobago a oferecer papel higiênico e gasolina em troca de petróleo.
Cinco anos depois que os investidores popularizaram o termo "PIIGS" para descrever um grupo de países europeus com grandes déficits orçamentários, quatro desses cinco países permanecem em apuros, de acordo com os dados projetados pela Bloomberg .
A Grécia ocupa a quinta posição da ranking, a Espanha a sexta, Portugal a 10ª e a Itália é a 11ª. Já a Irlanda está no 16° lugar.
Posíção/País
1ª Venezuela
2ª Argentina
3ª África do Sul
4ª Ucrânia
5ª Grécia
6ª Espanha
7ª Rússia
8ª Croácia
9ª Turquia
10ª Portugal
11ª Itália
12ª Colômbia
13ª Brasil
14ª Eslováquia
15ª Indonésia
15ª Indonésia
Comentários
Postar um comentário