Conheça as selfies e os padrões de beleza da China e dos EUA
Hoje em dia todo mundo sabe como tirar uma selfie — afinal, nós tiramos milhões de fotos de nós mesmos todos os dias, e dois anos após o dicionário Oxford ter escolhido selfie como a palavra do ano, evoluímos muito neste aspecto e aprendemos a capturar nossos melhores ângulos nas telas.
Entretanto, o que nós consideramos um bom ângulo — ou uma boa selfie — é pautado pelo que nós consideramos bonito, e isso varia muito de cultura para cultura. A “cultura da selfie” pode até ser global, mas nossos padrões de beleza não são.
A
diferença é muito óbvia nas redes sociais chinesas, onde não iremos
encontrar as maquiagens usando a técnica de contorno facial, os lábios
desenhados, e as sobrancelhas grossas que dominam o Instagram nos Estados Unidos. Na China, os campeões são a pele pálida, os olhos grandes e os lábios delicados.
O padrão da pele clara: Há diferenças e semelhanças na forma como cada nacionalidade tira suas selfies: as meninas chinesas batem suas fotos priorizando ângulos que afinam o rosto, como a rainha das selfies, Kim Kardashian, recomenda.
As mulheres chinesas são influenciadas não apenas pelos ideais de seu
próprio país, mas também pelos de países asiáticos vizinhos como o Japão
e a Coreia do Sul, que valorizam corpos magros e um tipo de beleza
jovem e inocente.
Combinados
com os ideais de beleza importados dos países do Ocidente, como seios
mais fartos, estas influências se uniram para criar um ideal de beleza
chinês bem definido, com pouco espaço para mulheres que não conseguem
alcançar o padrão.
“Os
ideais de beleza chineses vêm basicamente da mídia: programas de TV e
celebridades. Muitos ideais de beleza são bem ocidentais,” a
especialista em cultura chinesa Janny Chyn, que oferece tours de imersão
cultural através da empresa Shanghai Pathways, contou à Mic. “A principal diferença é o fato de que gostamos de pele clara.”
Muitas mulheres chinesas se esforçam para ser baifumei: pálidas, ricas e bonitas (com uma ênfase exagerada na palidez). A personificação perfeita de baifumei é a atriz Fan Bingbing, adorada e imitada por sua pele translúcida, olhos grandes e rosto oval.
A preferência pela pele branca já existe há mais de 2 mil anos, desde a dinastia Han,
mas se tornou mais intensa na era das redes sociais e do crescimento da
indústria de beleza. Produtos clareadores são responsáveis por 70% das buscas online realizadas por cosméticos na China, de acordo com o gigante Baidu. Este número por ser comparado a um aumento de 52% nas buscas por maquiagem de contorno facial nos Estados Unidos em 2015.
“Há
um padrão de beleza forte na China, e ele pede que você seja o mais
branca possível, com olhos grandes,” Thibaud André, consultor da Daxue Consulting em Pequim, na China, disse à Mic.
Comentários
Postar um comentário