Cientistas descobriram um tipo de barata voadora venenosa?

Cientistas descobriram um tipo de barata voadora venenosa?



26 de abril de 2016


É verdade que cientistas brasileiros teriam identificado uma barata ”mutante’ que voa e possui um veneno semelhante ao do escorpião?

A notícia apareceu nas redes sociais e em diversos sites e blogs no dia 26 de abril de 2016 e alerta para a descoberta de cientistas brasileiros que deixou muita gente preocupada. De acordo com o texto da reportagem, a barata venenosa Blattodea mutation teria sido identificada em 2009, na cidade de São Paulo, e o bicho teria se espalhado rapidamente por diversos estados do Brasil.

Cientistas também afirmaram, segundo a matéria, que essa ”nova geração” de baratas possui um veneno semelhante ao de um escorpião e uma picada desse pequeno animal poderia levar o ser humano a ter uma convulsão e morrer!

Será que essa história é real?


Barata venenosa teria sido descoberta por cientistas brasileiros! Será verdade? (foto: Reprodução/Facebook)
Verdadeiro ou falso?

O texto que foi amplamente espalhado pela web é muito impreciso e mistura uma série de dados inventados para tentar obter mais credibilidade, mas logo de cara podemos atestar que não existe nenhuma barata Blattodea mutation, pois uma busca a respeito desse nome só nos retorna sites e blogs que apenas copiaram essa mesma “notícia”.

Se a tal barata tivesse mesmo sido descoberta em 2009, era de se esperar que cientistas já tivessem publicado artigos científicos a respeito, mas não há nada!



Além disso, cada nova espécie descoberta tem que ser batizada seguindo as regras rígidas da taxonomia (que é a ciência que as classifica). Cada ser vivo deve ter um nome específico e um longo pré-nome. Em zoologia (ramo da ciência que estuda os animais), os nomes tem de ser em latim. Sendo assim, não poderiam registra o nome Blattodea mutation, pois “mutation” é uma palavra do inglês.

Como se isso não fosse o bastante, o nome Blattodea não se refere a uma espécie de barata, mas a uma ordem (ou a um “grupo”), o que impossibilitaria o novo animal de ser chamado de Blattodea mutation.

O texto que foi copiado por vários blogs citaram como fonte o blog Portal Atualizando que, por sua vez, não cita nenhuma fonte que comprove essa descoberta. Nenhum estudo científico, nenhum nome dos cientista envolvidos na pesquisas… Nada!

O Dr. Leonardo Oliveira, do Museu Nacional (MNRJ/UFRJ), é especialista em baratas e explica melhor os motivos pelos quais essa notícia é completamente falsa:



Fonte: http://www.e-farsas.com/cientistas-descobriram-um-tipo-de-barata-voadora-venenosa.html


Comentários