Descobertos os anticorpos que neutralizam o Zika
Marcos Celso - RTP23 Jun, 2016, 17:07 / atualizado em 23 Jun, 2016, 18:15 | Mundo| Reuters
Com este passo da Ciência, os cientistas esperam estar mais perto de desenvolver uma vacina contra o vírus, responsável por lesões cerebrais em fetos.
Cientistas europeus anunciaram esta quinta-feira a descoberta de anticorpos que atacam o Zika. Os anticorpos - os "soldados da frente" do sistema imunitário - "neutralizaram eficazmente" o Zika em células humanas em laboratório, e foram também eficazes contra um outro vírus semelhante, a dengue, anunciou a equipa num artigo publicado na prestigiada revista Nature.
Têm sido imensos os estudos e análises que estabelecem uma ligação das grávidas infetadas pelo vírus zika com a possibilidade de o feto desenvolver microcefalia nos primeiros três meses de gestação.
Na América do sul aumentaram os casos de pedidos de aborto, face às informações disponíveis.
O Brasil é um dos países mais atingidos pelo vírus e registou até abril de 2016 cerca de 91 mil casos prováveis de Zika, segundo informações divulgadas pelo Ministério da Saúde.
Os dados do boletim epidemiológico mostram que a epidemia teve uma taxa de incidência de 44,7 casos por 100 mil habitantes até o dia 2 de abril. Estas notificações foram registadas em 1.359 municípios. Já houve a confirmação laboratorial de três mortes causadas pela infeção do vírus Zika no país.
O Brasil confirmou 7.150 notificações de microcefalia provavelmente relacionadas ao vírus entre outubro do ano passado e abril de 2016.
O Ministério da Saúde também informou que o país teve 802.249 casos prováveis de dengue em 2016, dado que mostra um crescimento de 13% (97 mil casos) em relação ao mesmo período de 2015.
No entanto, o vírus já foi detetado em vários países do hemisfério sul, assim como do sul da Europa.
Jogos Olímpicos aumentam preocupação
Com o aproximar do evento desportivo no Rio de Janeiro, Brasil, são vários os cientistas que demonstram apreensão com a realização dos Jogos Olímpicos no Rio de Janeiro em agosto deste ano, tendo muitos especialistas defendido o adiamento ou alteração de país dos jogos que reínem milhares de atletas de todo o mundo.
Os cientistas entendem que o zika no Brasil é uma ameaça e que seria negligente não precaver uma epidemia.
Muitos cientistas avisam que 500 mil turistas podem correr um risco desnecessário e regressar a casa contaminados, provocando uma possível pandemia.
Esta doença, assim como a dengue e a febre chikungunya, é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti.
http://www.rtp.pt/noticias/mundo/descobertos-os-anticorpos-que-neutralizam-o-zika_n928556
Comentários
Postar um comentário