Vibradores inteligentes podem denunciar hábitos de uso e ser ativados remotamente
TudoAndroidApple10 de agosto de 2016Com o mercado mostrando cada vez mais interesse pela Internet das Coisas (IoT), o número de dispositivos inteligentes que variam desde alimentadores de bichinhos de estimação, termostatos e fechaduras a até mesmo ‘brinquedos para adultos’ só tende a aumentar — não é à toa que a Intel está focando nesse nicho — e com isso, também aumenta a preocupação em relação à brechas de segurança envolvendo estes produtos.
A vulnerabilidade dos smart devices foi algo abordado durante a última edição da conferência “Def Con”, onde hackers mostraram ser capazes de interceptar dados trocados entre esses gadgets e seus servidores.
O mais preocupante é que esse tipo de becha também permite que informações sensíveis como, por exemplo, dados sobre a utilização, possam ser acessados, algo que acaba sendo uma verdadeira invasão de privacidade, ainda mais quando levamos em conta a existência de dispositivos como o vibrador inteligente ‘We-Vibe 4s’, que diga-se de passagem, já teve mais de dois milhões de unidades vendidas.
Vibrador inteligente We-Vibe 4s foi hackeado durante convenção de hackers
Durante o evento, os hackers conseguiram obter acesso a informações do app do ‘companinon’ do We-Vibe 4s para smartphones, e com isso, puderam interceptar dados que variam desde a frequência de uso e temperatura até a intensidade da vibração — ou seja, eles poderiam simplesmente ligar e desligar o aparelho quando bem entendessem, mesmo sem a autorização do usuário.
Além da invasão gigantesca de privacidade, tudo isso nos mostra que as fabricantes de dispositivos inteligentes parecem ainda não estar atentas para esse tipo de risco, colocando usuários finais em situações de risco.
Já pensou se alimentadores inteligentes de pets fizessem, por exemplo, seu cachorro ou gato morrerem de fome durante uma viagem porque foram hackeados? Ou quem sabe, as câmeras contidas nos dispositivos smart de sua residência pudessem ser utilizadas para te espionar — algo á questionado pela até a NSA .
Com toda essa inovação e facilidade, cabe também tomar diversos cuidados, isto é, pelo menos até descobrirem uma forma efetiva de bloquear o vazamento de informações entre esses gadgets e seus respectivos servidores.
Comentários
Postar um comentário