Aquecer comida em potes de plástico pode provocar doenças?
Artur Katz, coordenador de Oncologia Clínica do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, respondePor Gabrielli Menezes-21 dez 2016, 17h59
(Créditos: Bruno Marçal)
De fato, alguns potes de plástico contêm bisfenol A (BPA), substância que, segundo alguns estudos científicos, pode provocar desde alterações no sistema endócrino, até câncer. Ela está presente nos policarbonatos, materiais utilizados na produção de pratos, copos e squeezes. E, de acordo com algumas pesquisas, pode ser liberada ao passar pelo processo de aquecimento, ou seja: levar ao micro-ondas ou armazenar comida recém-tirada da panela, por exemplo.
Só que quase nunca dá para saber quais objetos possuem BPA e quais não têm, porque raramente essa informação aparece na etiqueta. A presença desse material está proibida na fabricação de chupetas e mamadeiras desde 2012. Nos demais itens, é liberada.
Para o médico Artur Katz, coordenador de oncologia clínica do Centro de Oncologia do Hospital Sírio-Libanês, apesar de a relação entre o aquecimento do BPA e a ocorrência de doenças não ser um consenso no meio científico, é bom evitar essa situação. “Se não há como saber se determinados itens contém BPA ou não, o ideal é agir como se todos tivessem, e não aquecer nenhum tipo de alimento em plásticos”, entende ele.
Fonte:http://vejasp.abril.com.br/blog/saude/aquecer-comida-em-potes-de-plastico-pode-provocar-doencas/
Comentários
Postar um comentário