NEIL DEGRASSE TYSON: 8 LIVROS QUE TODA PESSOA INTELIGENTE DEVE LER
Conheça os livros que, para Tyson, deveriam ser lidos por toda pessoa inteligente no planeta.
Por Equipe Ano Zero, 6 de dezembro de 2016
Em dezembro de 2011, Neil deGrasse Tyson — campeão da ciência, celebrador da perspectiva cósmica, carismático — participou da sessão de Perguntas e Respostas Públicas no Reddit.
Um leitor fez a seguinte pergunta: “Que livros deveriam ser lidos por toda pessoa inteligente no planeta?”
Adicionando às listas de notáveis leituras da história — incluindo aquelas de Leo Tolstoi, Alan Turing, Brian Eno, David Bowie, Stewart Brand e Carl Sagan — Tyson sugere oito livros essenciais, seguidos de uma breve e às vezes irônica declaração sobre “como o conteúdo de um livro influenciou o comportamento de pessoas que moldaram o mundo ocidental”:
1 — A Bíblia (pdf grátis; ebook pago), para aprender que é mais fácil dizer aos outros o que pensar e acreditar do que pensar por si mesmo.
2 — O Sistema do Mundo (biblioteca pública; ebook grátis – ambos em inglês) por Isaac Newton, para aprender que o universo é um lugar conhecível.
3 — A Origem das Espécies (pdf grátis; ebook pago; livro) por Charles Darwin, para aprender sobre o nosso parentesco com todas as outras vidas na Terra.
4 — As Viagens de Gulliver (pdf grátis; ebook/livro pagos) por Jonathan Swift, para aprender, entre outras lições satíricas, que na maioria das vezes os seres humanos são gananciosos.
5 — A Era da Razão (ebook/livro em inglês grátis; ebook/livro em português pago) por Thomas Paine, para aprender como o poder do pensamento racional é a fonte primária de liberdade no mundo.
6 — A Riqueza das Nações (pdf parcial grátis; livro completo pago) por Adam Smith, para aprender que o capitalismo é uma economia da ganância, uma força da natureza com fim em si mesma.
7 — A Arte da Guerra (pdf grátis; ebook/livro pagos) por Sun Tzu, para aprender que o ato de matar seres humanos pode ser comparado a uma arte.
8 — O Príncipe (pdf grátis; ebook/livro pagos) por Nicolau Maquiavel, para aprender que as pessoas com poder farão tudo o que podem para adquiri-lo, e também tudo o que puderem para mantê-lo.
Tyson acrescenta:
“Se você ler todas as obras acima, você obterá uma visão profunda sobre a história do mundo ocidental.”
(O que levou a esse contexto, evidentemente, é também a exclusão sistemática da perspectiva feminina. Seria negligente para a “pessoa inteligente” deixar de fora da lista também o texto fundacional de Margaret Fuller, Mulheres no século XIX, que também está disponível como um ebook grátis (em inglês), e o livro de Betty Friedan, The Feminine Mystique.
Mas, é claro, a questão da diversidade é infinita e qualquer lista obrigatoriamente não representará toda a humanidade — um desafio que eu abordo em outro lugar — então as seleções de Tyson permanecem indispensáveis, apesar de seu desequilíbrio cromossômico.
A tendência é que vamos começar a ver cada vez mais listas de leitura por proeminentes mulheres cientistas, filósofas, artistas ou escritoras do passado e do presente. Até onde sei, nenhuma foi tornada pública até o momento — exceto talvez pelo diário de Susan Sontag, que é essencialmente uma lista de leitura para toda a vida.)
Complemente com Nabokov sobre as seis histórias curtas que cada escritor deve ler, e em seguida revisite Tyson sobre o gênio e o fato mais humilhante sobre o universo.
Por Maria Popova, em Brain Pickings
Comentários
Postar um comentário