Alface-d’água tem uso medicinal contra disenteria e doenças dos rins
Nativa da América tropical, a planta é usada em aquários e se prolifera em mananciais poluídos em regiões quentes.10/01/2017 15h20 - Atualizado em 10/01/2017 15h20
Herbácea flutuante possui folhas aveludadas e tom inconfundível (Foto: Arquivo TG)
A alface-d’água (Pistia stratiotes) é uma planta aquática ornamental usada por paisagistas em aquários, fontes, lagos e espelhos d’água. A espécie, que chega a medir 20 centímetros de altura, possui folhas aveludadas em tom verde-claro e flores bastante pequenas.
Alface-D'água (Foto: Arquivo TG)
Originária da América tropical, a alface-d’água não tolera temperaturas baixas e, quando usada no paisagismo, deve ser cultivada em água livre de cloro e outros produtos químicos. Ainda: por ser flutuante, não necessita de nenhum substrato.
Também chamada de erva-de-santa-luzia, a espécie é rústica e pouco exigente. Sua rápida multiplicação por separação de mudas, que em geral se forma em torno da mãe, permite tornar-se daninha, sobretudo quando em mananciais poluídos em regiões quentes.
O nome popular surge do aspecto semelhante ao da hortaliça. A espécie é também considerada medicinal e eficaz nos casos de diabete insípida, disenteria, enfermidades da bexiga e rins.
Fonte: G1
Comentários
Postar um comentário